E a primeira coisa que observo em relação ao medo de falar em público é que entre as diversas, milhares de pessoas que já passaram por nosso treinamento, também com uma auto-observação, de uma pessoa que tinha muito medo de se comunicar em público (que eu era), é que o medo de se comunicar em público, em geral, nasce de dois elementos que podem estar dissociados. Ou seja, você pode ter só um deles você pode ter os dois. Ou podem estar associados.

 

Vamos lá!

 

1: Uma baixa autoestima.

A pessoa não acredita muito em si mesma e não se sente confortável ao falar em público porque acha que não merece estar naquela posição. Vem uma mensagem do tipo “quem sou eu pra estar aqui falando para essas pessoas”. Principalmente se você tem pessoas que você considera “superiores” na plateia. Tem um professor assistindo você, tem alguém que sabe muito do assunto tal, e isso gera um constrangimento, uma dificuldade por conta dessa autoestima muito baixa.

 

2: O segundo ponto que pode atrapalhar muito é quando você tem uma autocrítica muito elevada.

Ou seja, você tem uma mania perfeccionista na comunicação. Você não deve ter uma mania perfeccionista na comunicação.  Porque a comunicação é fluida e às vezes a gente vai errar mesmo. Portanto, não precisa estar tudo perfeito para você apresentar, você necessita ter um conteúdo e saber apresentar com uma certa qualidade esse conteúdo.

 

Logo, esses dois problemas, se estiverem associados geram um supertímido ao falar em público. Estes dois problemas dissociados já geram uma certa timidez, um certo desconforto ao falar em público.

 

Então, quer perder esse medo de falar em público?

 

Primeiro: acredite mais você. Acredite! Você não é inferior a ninguém. Você tem algo para transmitir, por isso que você está falando em público. Sempre pense dessa maneira.

 

Segundo: seja mais flexível e menos rígido consigo mesmo. Menos cruel, menos cobrador de que tem que estar tudo perfeito. Não precisa isso. Você pode sim errar.

 

Por isso, aliando essas duas características: assumindo que você pode errar e também assumindo que você não é inferior a ninguém, sua timidez, seu medo de falar em público vai diminuir bastante.

 

E aí, gostou? Compartilhe!

 

E quer realmente aperfeiçoar sua oratória? Procure um curso presencial de oratória na sua cidade.