Oratória é uma palavra às vezes meio confusa para as pessoas que não conhecem e, também, é uma palavra que possui vários significados, mas eu escolhi um bem simples e que pra mim condiz bastante com a verdade em relação a esse termo: oratória na minha visão é tudo aquilo que ajuda a expressão humana através da oralidade, ou seja, através da fala. 

Claro que muitas vezes a oratória é vista como falar em público, só que falar em público seria a expressão máxima da oratória, o maior desafio na oratória, só que a oratória do dia a dia, a expressividade da fala no dia a dia, também é o oratória. Então o que seria a oratória? A arte de se comunicar de forma a comunicar e ser compreendido através da sua fala e isso é um grande desafio porque ser compreendido depende mais do outro. Só que, muitas vezes nós criamos muitas barreiras comunicativas como cacoetes, pausas muito longas ou zero de pausas, ou então falas muito rápidas ou falas muito lentas, ou então gesticulação equivocada. Ou seja: muitas falhas, muitas barreiras nós criamos e quando a gente tira essas barreiras a gente aumenta a possibilidade do outro nos compreender.

Portanto, minha recomendação em relação à oratória é: qualquer pessoa pode desenvolver sua oralidade, não importa o nível que você tem. Como a oratória é um conjunto de técnicas: para desenvolver essa arte, como qualquer outra arte, qualquer pessoa que for desenvolvendo essas técnicas pode chegar a ter uma oratória de qualidade.

Então se você tem uma necessidade em relação a melhorar a sua comunicação oral minha dica é: fique atento às nossas redes sociais, lá lançamos todos os dias dicas maravilhosas para melhorar a tão sonhada oratória.

 

Gostou do artigo? Acompanhe nossas redes sociais e fique sempre informado sobre Oratória! 

Instagram: https://www.instagram.com/eloquenceoratoria/?hl=pt-br

Facebook: https://www.facebook.com/EloquenceOratoria/

LinkedIn: linkedin.com/company/eloquenceoratoria