Hoje eu vou indicar cinco livros que podem fazer você desenvolver sua Oratória! Só lembrando que um livro não vai fazer com que você saia do zero vire um grande apresentador, um grande orador, que você perca o medo de falar em público ou qualquer outra coisa do tipo. O livro vai aperfeiçoar suas habilidades, se você já tem, ou vai fazer com que você desenvolva alguma habilidade se você não tem nenhuma. Contudo, somente a prática – e um curso de qualidade pode ser uma ótima forma de começar a praticar – pode te ajudar a alavancar a sua comunicação oral. 

 Mas quais os cinco livros que eu considero mais eficazes no desenvolvimento da sua oratória?

O primeiro, é um livro de Silveira Bueno,brasileiro que escreveu, inclusive, dicionários, dicionário etimológico, uma pessoa extremamente inteligente. O livro, o título dele, é: a arte de falar em público. Então, é um livro que traz discursos de políticos, discursos de grandes oradores e ele traz várias técnicas de como iniciar uma fala, como desenvolver, então considero um livro importante para você ler.

O segundo livro que indico à você é o: faça como Steve Jobs, de Carmine Gallo. Carmine Gallo é o papa da oratória mundial, uma grande referência e é um americano que forma grandes líderes na sua oratória. Ele escreveu este livro que é fantástico, onde ele analisa toda a oratória de Steve Jobs, vários aspectos da oratória do mesmo, inclusive recomendando vídeos pra gente poder se aperfeiçoar e aprender.

O terceiro livro que eu indico também é de Carmine Gallo que é o TED, que fala dessas conferências TED – se você não conhece essas conferências, recomendo fortemente que você, como uma pessoa quer aprender oratória, acesse o site do TED – e o livro dele é TED: falar, convencer, e emocionar. É um livro muito bom que vai analisando diversas palestras que foram proferidas no TED e vai separando-as por temas da oratória. Ou seja: essa palestra foi boa porque ela trouxe uma história, essa palestra foi boa porque ela foi criativa, essa palestra foi boa porque trouxe de uma maneira muito interessante a estatística e você ganha uma referência enorme de poder depois mergulhar nessas palestras e entender como esse palestrantes fizeram as suas grandes apresentações no TED.

O quarto livro também se chama TED. É o livro TED: o guia oficial do TED para falar em público, mas agora escrito pelo curador desse evento: Chris Anderson. Ele é quem pensa esse evento a nível mundial e ele, além de escrever livros com a sua experiência, escreveu um manual que ele dá para os oradores se apresentarem no evento. Todos eles, os oradores, recebem um treinamento específico, para poder fazer suas palestras. 

O quinto livro é o Super Apresentações, de Eduardo Adas e Jonny Galvão, também brasileiros. Esse livro não é propriamente de oratória, ele é mais sobre as apresentações do ponto de vista visual e do ponto de vista do storytelling, mas é muito bom e fala um pouco de oratória também. Ele é excepcional principalmente para você aprender a ter uma noção de como montar o slide e como fazer um roteiro interessante. É um livro muito ilustrado muito, muito bacana e muito gostoso de ler, então recomendo.

 

Gostou do artigo? Acompanhe nossas redes sociais e fique sempre informado sobre Oratória! 

Instagram: https://www.instagram.com/eloquenceoratoria/?hl=pt-br

Facebook: https://www.facebook.com/EloquenceOratoria/

LinkedIn: linkedin.com/company/eloquenceoratoria