Como falar em público com qualidade? Essa é uma pergunta muito comum e eu vou listar aqui, pra você, quatro pontos que eu considero essenciais para detonar quando fizer apresentações.

Primeiro: planejamento de fala. O que é planejamento? Estude o que você vai falar, planeje a estrutura de mensagem: como você vai começar, como você vai desenvolver, como você vai finalizar sua fala. Dentro do planejamento ainda tem a montagem do roteiro e os slides. Ok? 

Feito isso, agora é treinamento! O treinamento consiste em um exercício que é repetir a apresentação. Grandes apresentações podem ser feita de primeira e se você nunca fez uma apresentação com qualidade, você pode fazer de primeira uma grande apresentação repetindo ela 20 vezes. É muito? É. Eu já fiz? Não. Mas o que eu deixo como mensagem para você é que se você repete muitas vezes a sua apresentação vai ter muito mais segurança. Eu nunca fiz vinte vezes porque eu nunca precisei disso, em minhas apresentações, quando repito 5 ou 6 vezes, já me sinto bastante seguro e como eu já tenho, pela experiência, um repertório, eu consigo lidar com dificuldades que vão surgindo quando a gente não tem domínio total ainda da apresentação. É importante salientar que domínio do tema sempre devemos ter. 

Como já passamos pelo planejamento e pelo treinamento chegamos ao terceiro ponto que você deve ter: já durante a apresentação, segurança na transmissão da sua mensagem. “Mas e se eu não estiver seguro, o que é que eu tenho que fazer?” Eu vou repetir uma frase de Anthony Robbins que diz “finja até vir a ser, finja até conseguir ser“.  Então, finja segurança até você conseguir ser. Tem  até um vídeo muito legal de uma psicóloga norte-americana (que está no fim do artigo) que fala exatamente disso aqui, de como você fingir corporalmente algo faz com que sua psique se adeque ao modo que o seu corpo está se posicionando

Então, planejamento, treinamento, segurança e o quarto ponto: carisma! Eu vou falar sobre carisma de forma mais aprofundada em outro artigo meu, mas já adianto que você pode ter um grande sucesso na comunicação se, além da segurança demonstrada, você souber ter carisma no relacionamento com um público. É isso que vai fazer de você um grande comunicador: realizar um bom planejamento, treinar sua apresentação, demonstrar segurança e ter carisma durante sua fala Esses quatro elementos são uma chave fundamental para sua boa oratória.

Vídeo da psicóloga norte-americana: https://www.youtube.com/watch?v=Ks-_Mh1QhMc 

 

Gostou do artigo? Acompanhe nossas redes sociais e fique sempre informado sobre Oratória! 

Instagram: https://www.instagram.com/eloquenceoratoria/?hl=pt-br

Facebook: https://www.facebook.com/EloquenceOratoria/

LinkedIn: linkedin.com/company/eloquenceoratoria